Você já parou para se perguntar por onde chegam os seus pedidos?
Via telefone? iFood? Loja virtual online?
Quais são seus números?
Ainda não? Deveria...
Pior do que ter números ruins é não saber os seus números!
Que tal um relatório que mostre todas essas informações?
Muitas informações importantes estão exibidas neste relatório que podem mudar o rumo do seu negócio e tornar a sua operação, mais rentável, mais ágil e menos dependente dos aplicativos iFood e Rappi.
Atualmente a dependência dos aplicativos de delivery tem sido cada vez maior e mais penosa para o lojista.
O iFood virou um verdadeiro mar de cupons de descontos e milhares de restaurantes estão atendendo na mesma região, então, como o seu restaurante vai se destacar?
Dar mais cupons no iFood? Reduzir ainda mais sua margem? Dar entrega grátis?
Claro que não!
Um delivery saudável, que funciona já faz um bom tempo e possui um número razoável de pedidos, não pode ter mais do que 15 a 20% de pedidos em aplicativos como o iFood e olhe lá...
Pare e pense, se você já tem clientes que chegam pelos aplicativos, por que você não consegue trazê-los para sua loja virtual?
Por que não fideliza seu cliente e oferece mecanismos para ele pagar menos do que no iFood e mesmo assim dar mais lucro pra sua loja?
Sabendo seus números, você pode descobrir algumas coisas..
Descobrir que pode ganhar mais dinheiro
Descobrir que você está perdendo dinheiro
No relatório da imagem, restaurantes que utilizam o sistema XMenu conseguem fazer um rápido diagnóstico da sua loja e algumas estratégias podem ser montadas, baseadas nestas informações, vamos usar os dados desse relatório específico:
Origem pedido Nº Pedidos
Telefone 2.668 21%
iFood 5.144 40%
Loja virtual XMenu 4.894 39%
*Para que este relatório possa ser bem utilizado a loja deve ter obrigatoriamente a licença de integração com o iFood e Rappi
** Para melhor aproveitamento do relatório e informações de vendas na sua loja virtual é necessário que sua loja possua a licença XMenu pedidos online
O que podemos deduzir desse relatório?
1 – A dependência do iFood está alta demais e seu custo absurdamente alto (se não tiver integração do ifood.. tem que redigitar os pedidos)
2 – Muitos clientes ainda usam o telefone para fazerem seus pedidos, ocupando tempo de funcionários para anotar os pedidos ou digitarem no seu sistema de PDV (muitos erros de digitação acontecem..)
3 – 9 em cada 10 clientes que pedem na sua loja virtual são antigos, ou seja, são fiéis e a loja não paga taxas pelos seus pedidos, pediu uma vez pede sempre por lá
4 – 59% dos pedidos que chegam pelo iFood são clientes que gostaram da sua loja e já pediram antes, ou seja, a loja não direcionou esses clientes para a loja virtual, resumindo, está entregando dinheiro GRÁTIS para o iFood.
ESTRATÉGIAS POSSÍVEIS E VIÁVEIS....
TELEFONE
Clientes precisam sem educados, conduzidos...
Não existe forma melhor de educar clientes do que pelo órgão mais inteligente do ser humano, o bolso.
Se ainda fazem pedido pelo telefone é porque sua loja não ofereceu outro canal (loja virtual) ou não tornou esse canal atrativo (rapidez, facilidade, descontos, fidelidade, etc).
Ofereça vantagens como desconto no primeiro pedido pelo site, desconto permanente, cupons, preço mais baixo, produtos exclusivos pela loja virtual, etc.. Existe um número sem fim de opções para tornar atrativo para o cliente parar de ligar para a loja e ocupar seu atendente.
Algumas lojas começam a atender pelo whatsapp para tirar o cliente do iFood ou tirar o pedido do telefone e vão à loucura, pois o tempo de resposta no zap tem que ser rápido e exige as vezes uma atendente exclusivo para o whatsapp. Para isso temos o Xbot nosso assistente virtual, que responde até 90% das perguntas de seus clientes, além de poder enviar status do pedido, entre outras coisas...
Vou deixar um link do XBot para ver as vantagens de colocar sua loja no piloto automático no whatsapp:
IFOOD
Não rasgue seu dinheiro e lute por cada cliente!
Já diz o ditado que "não se deve construir casa em terreno alugado".
Percebeu que 59% dos clientes que chegaram pelo iFood já pediram e ESTÃO PEDINDO DE NOVO na loja?
Nessa hora eu te pergunto, POR QUE DEIXAR O iFood GANHAR ESSSE DINHEIRO NO MOLE?
Vamos fazer as contas nesse gráfico e chorar juntos...
Pedidos no iFood 5.144
Clientes iFood que já pediram na loja 3.034
Ticket médio dessa loja R$ 65,00
Vamos ser bem conservadores e usar apenas a taxa de 12% do iFood, sem motoqueiro e sem pagamento online...
Esta loja está ENTREGANDO para o iFood, sem lutar, quase R$ 27.000,00/mês.
Ok, mas a minha loja não é tão sensacional como essa ai.... Fazemos muito menos pedidos....
Então vamos fazer contas mais modestas:
20 pedidos/dia = 600 pedidos no mês pelo iFood
Vamos fazer a mesma conta para o mesmo ticket:
600 x 59% = 354 pedidos no iFood x R$ 65 x 12% = R$ 2.761,00/mês
Olha, eu não sei para você, mas pra mim R$ 2.7k é muito dinheiro para gastar com iFood (lembre-se que usei só 12% de taxa).
Gastar? Sim, gastar.
Cada cliente de R$ 65 que você tira do iFood, você economiza de R$ 7,80 a R$ 11,80.
Então lojista, se você ainda não tem a sua loja virtual, considere seriamente colocar IMEDIATAMENTE.
LOJA VIRTUAL XMENU
Já vimos que 90% dos clientes que pedem pela loja virtual já pediram antes, ou seja, praticamente todos os clientes que fazem um pedido pelo link de compras, voltam e compram novamente por este meio.
Mas lembre-se, uma loja virtual não se vende sozinha, sua loja precisa informar os clientes, precisa ter preços atrativos, descontos, promoções exclusivas e atraentes.
Divulgação é o segredo do negócio!
RESUMO
O que tiramos de tudo isso que o relatório de dashboard nos entrega?
- Diagnosticar de onde vem seus pedidos
- Fornece número de clientes fiéis
- Identifica o % de clientes antigos e novos que o iFood lhe traz
- Demonstra que cada pedido que tiramos do iFood e direcionamos para sua loja você economiza uma fortuna e retém o cliente para si
- Sem uma loja virtual isso não é possível
- Loja virtual bem montada traz retorno financeiro imediato e se paga com os pedidos que você tira do iFood
- Ganhe tempo do seu atendente, tire seus clientes do telefone e whatsapp com um robô
- Você decide quem deve ter o cliente, você ou os aplicativos dos outros.
Percebeu o valor desse relatório?
Percebeu a importância de uma loja virtual própria?
Ficou interessado em conhecer esse relatório e nossas soluções?
Clique aqui e conheça todas as soluções XMenu disponíveis para o seu negócio.