Você quer fugir das taxas do iFood? Não sabe como fazer ou por onde começar?
Então se liga nessas dicas que eu preparei para que você use o iFood apenas para captar clientes e deixar seu dinheiro dentro de casa.
Se você tiver disposição e força de vontade, tudo que vou explicar vai fazer com que a sua loja pare de depender do iFood e tenha uma vida própria.
Algumas dicas parecem óbvias, mas o segredo é o conjunto de todas elas. Não adianta apenas postar no Facebook ou so atender no Whatsapp, tudo tem que ser aplicado para que você consiga ter o resultado desejado: PARAR DE GASTAR MILHARES DE REAIS NO IFOOD.
Antes que você pense: "Preciso ter o XMenu para aplicar as dicas na minha loja?"
Não, não precisa! Mas ajuda muito... Leia ou assista até o final e você vai entender porque pode te ajudar.
Dica #1
Sem entregadores próprios, sem chance
De largada já te falo, se você não tem entregadores, pense seriamente em ter os seus próprios.
Sem isso nada do que eu falar aqui vai servir pra você.
Monte parceria com empresas de entrega, cooperativas ou aplicativos de entregadores. Caso contrário... nem continue mais lendo este post, vai ser uma total perda de tempo pra você...
Dica #2
Loja virtual própria
Se você quer escapar das taxas absurdas do seu iSócio, você TEM QUE TER sua loja virtual própria. Nem que seja uma loja free e mande os pedidos para seu whatsapp. Este é o ponto de partida para você poder começar capturar contatos e escapar das taxas. O celular do seu cliente não tem mais espaço para baixar aplicativos, então pare de pensar em ter seu aplicativo próprio, use o Whatsapp como seu aplicativo, vou falar disso mais pra frente em outras dicas.
Pergunte-se sempre, o cliente que pede pelo iFood é seu ou é deles?
O cliente de cupom é deles, não perca seu tempo com esses.
Mas um cliente fiel da sua loja, que gosta do seu produto, vai pedir seja por onde for, pois o que ele quer é o seu produto...
Se for mais vantajoso pedir no seu site... É lá que ele vai comprar..
Esta é sua vantagem sobre o iFood, VOCÊ TEM O PRODUTO, eles não!
Use isso ao seu favor.
Dica #3
O iFood caiu...e sua loja junto...
Com certeza você deve se lembrar dos dias que o iFood fica fora do ar não é? E olha que todo mês tem lá suas instabilidades...
Nessa situação, sem uma loja virtual própria você não tem como atender ninguém!
Então, nesse caso, na pior das hipóteses você tem um backup para direcionar seus clientes...
Os clientes vão entrar em contato com a sua loja e você manda eles clicarem no link da bio no instagram ou pedir pelo whatsapp.
Entendeu porque é importante você ter um numero de Whatsapp da loja e um site próprio de pedidos?
Dica #4
Não use o cardápio digital do iFood
O iFood inventou um cardápio digital sem taxas por pedido e "sem a marca deles".
Muitos clientes acabam usando o cardápio digital oferecido pelo iFood, por X reais (hoje acho que está em torno de R$49,00), dizendo que não têm tarifas por pedido.
Não se iluda! Se o aplicativo do iFood apresentar problemas, esse cardápio também não vai funcionar, está tudo interligado, se um parar o outro para também...
Lembre-se que no começo o iFood não cobrava taxas no aplicativo, depois viraram a chave e vieram as taxas de 12%, ou seja, estão querendo manter sua loja dentro da base e evitar que você tenha sua loja online própria.
Se você quer escapar do iFood, qual o sentido de colocar sua loja virtual dentro do iFood?
Dica #5
Preços diferenciados
Você NÃO pode ter os mesmos preços no iFood e no seu delivery via telefone ou site próprio. Se o seu contrato com o iFood te impede de fazer isso, renegocie e inclua taxas de descontos para site próprio.
Se você tem 12% de taxa no iFood + 3,5% pagamento + 2,5% de antecipação são 18%,
Não se iluda!!! VOCÊ ESTÁ TIRANDO ESTE VALOR DA SUA MARGEM!!
Você que é dono da loja consegue tirar 18% do seu faturamento bruto e por no bolso?
É claro que não, você tem custos!
Então, uma boa estratégia é aumentar os preços do ifood em 20% e oferecer no seu site 30% de desconto (ou mais) para o primeiro pedido e 15% de desconto nos demais pedidos.
A taxa de clientes que voltam no seu site para pedir, pelo menos nos nossos clientes, costuma ser de 80%. Sim... 80 %!!!
O cliente SABE que vai pagar menos e ele quer o SEU PRODUTO, então é só quebrar a barreira inicial do primeiro pedido, que ele volta!
Veja estes gráficos de um de nossos clientes que mostra o % de pedidos iFood e XMenu e quantos clientes XMenu são antigos...
Repare que os clientes da loja virtual voltam em massa e o número de clientes novos do iFood vai reduzindo ao longo do tempo:
Depois que você traz o cliente iFood para a sua loja, o número de novos clientes que o iFood consegue te trazer é muito baixo.
Mas como trazer os clientes iFood para minha loja virtual?
O primeiro passo já falamos no começo desta dica: oferecendo descontos que valham a pena no seu site... mas ainda podemos ver mais dicas nos próximos posts!
E ai gostou das dicas? Comente o que achou e se gostaria de mais dicas sobre como fugir das taxas do iFood!
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Acesse a parte 2 das dicas clicando aqui e a parte 3 clicando aqui!
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